• A Kennametal e a Sumitomo Electric Industries, Ltd. firmaram um contrato de licença para o uso da conexão de ponta de eixo KM4X

Kennametal (sede: Latrobe, Pensilvânia, EUA/presidente: Carlos M. Cardoso) e Sumitomo Electric Industries, Ltd. (sede: Osaka/presidente: Masayoshi Matsumoto) firmaram um contrato de licença para a conexão de ponta de eixo KM4X de propriedade da Kennametal. Graças a esse acordo, a Sumitomo Electric Industries, Ltd. pode aprimorar a eficiência da usinagem de peças de corte pesado, normalmente realizada na indústria aeronáutica, setores ligados à infraestrutura, etc., com grande crescimento esperado no futuro, além de fornecer produtos para suporte da ferramenta "de conexão de ponta de eixo KM4X", reduzindo o custo para os clientes em todo o mundo.

John R. Tucker, vice-presidente e presidente da divisão industrial da Kennametal, disse "A conexão de ponta de eixo KM4X é o sistema mais rígido atualmente existente no mundo. Com esse novo modelo, muitos fabricantes podem obter o máximo de retorno sobre dos investimentos de capital. A alta taxa de remoção de cavacos dos produtos KM4X permite aprimorar a taxa operacional das máquinas-ferramenta e reduzir o custo de cada peça, assim como expandir a capacidade de produção atual dos fabricantes. O fornecimento da conexão de ponta de eixo KM4X por parceiros de tecnologias inovadoras, como a Sumitomo Electric Industries, Ltd., fortalecerá bastante a produção de fabricantes de todo o mundo."

A conexão de ponta de eixo, que é a peça de conexão de uma ponta de eixo e o suporte de uma máquina-ferramenta, precisa transmitir torque em conformidade com as especificações da máquina-ferramenta e atingir a resistência necessária à carga de flexão. Especialmente no processamento bruto e em trabalhos de corte de materiais de alta resistência, o momento fletor é gerado pela resistência ao corte, e valor limite da peça de conexão pode ser excedido antes de alcançar o valor limite do torque. Com a obtenção simultânea de uma alta força de prensagem e de um nível de interferência otimizado, a KM4X funciona como uma peça de conexão resistente, com rigidez muito alta e resistência à carga de flexão, o que melhora o desempenho da liga de alta resistência e a usinagem de outros materiais de trabalho. Isso significa que a taxa de remoção de cavacos melhora significativamente, com consequente aumento do volume de produção diária.

Materiais leves, de alta resistência, como ligas de titânio, Inconel e as novas ligas de alumínio, são necessários em diversos setores, como aeroespacial, defesa, energia e transporte, mas esses materiais ainda constituem grandes problemas na usinagem. Em empresas globais que atuam nesses setores, a principal prioridade é encontrar métodos de usinagem mais sofisticados sob grande pressão da concorrência acirrada.

Fabricantes de máquinas-ferramenta têm respondido a esse problema com a criação de centros de usinagem e máquinas de torneamento cujas estruturas e cujos motores são redimensionados, o que melhora a rigidez e o desempenho de atenuação da ponta de eixo. Tudo isso se deve à necessidade de alta potência, torque e impulso, o que leva à redução na qualidade das peças e na vida útil da ferramenta, minimizando a vibração indesejada.

Doug Ewald, diretor de gestão do sistema de ferramentas e produtos globais da Kennametal, disse "Na maioria dos casos, a taxa de remoção de cavacos no trabalho de usinagem é determinada pelas ferramentas e pela conexão de ponta de eixo." "Portanto, a peça de conexão precisa suportar cargas altas e manter a rigidez. Junto com o progresso contínuo das ferramentas de corte e dos centros de usinagem, uma questão importante a ser considerada no estágio inicial do planejamento de produção é o fato de a conexão de ponta de eixo fazer o melhor uso possível da força disponível. "

"Essa é a parceria que envolve todos os sistemas de empresas que têm a mesma filosofia" disse John Jacko, vice-presidente e diretor de marketing da Kennametal." "Se a conexão de ponta de eixo KM4X e a Sumitomo Electric Industries, Ltd. tiverem tecnologias inovadoras, os clientes não precisarão pesquisar novamente pela capacidade de usinagem em alta velocidade e eficiência em equipamentos novos e existentes. Isso se explica porque essas tecnologias podem fazer melhor uso do potencial das máquinas-ferramenta dos clientes'."

A Sumitomo Electric Industries, Ltd. procederá, sequenciaimente, com a aplicação em produtos de ferramentas que receberem licenciamento para a conexão de ponta de eixo KM4X da Kennametal. Um produto de suporte de ferramentas que utiliza a conexão de ponta de eixo KM4X deve ser lançado no verão de 2014.

A Sumitomo Electric Industries, Ltd. espera que as vendas do produto para suporte de ferramentas cheguem a 100 milhões de ienes no primeiro ano e a 300 milhões de ienes em 2016, o terceiro ano.

Kennametal Inc.

A Kennametal, líder em tecnologia do setor, que celebra seu 75º aniversário, oferece melhorias na produtividade de clientes que desejarem obter o máximo de desempenho no setor com fortes exigências. A Kennametal oferece suporte a clientes de diversos setores, tais como aeroespacial, engenharia civil, energia, produção industrial, transporte e infraestrutura, em 60 países, oferecendo produtos inovadores, resistentes ao desgaste, e engenharia de aplicação respaldada por conhecimento avançado de materiais. O número de funcionários e de vendas da Kennametal é de aproximadamente 13 mil e 3 bilhões de dólares, respectivamente. Metade dos ganhos provém das vendas em países fora da América do Norte. 40% dos ganhos no mundo são gerados por inovações introduzidas nos últimos cinco anos. A Kennametal e sua base, reconhecidas como uma das "Empresas mais éticas do mundo'" (Ethisphere), "Melhor empresa de inovação técnica" (Product Development and Management Association) e "Empresa mais segura da América" (EHS Today), graças aos amplos esforços de segurança, cumprem a promessa de desenvolvimento e prosperidade econômica para pessoas de todo mundo, com investimentos em educação técnica, tecnologias industriais e desenvolvimento de materiais. Para mais informações, consulte o site da Kennametal' (www.kennametal.com).

Sumitomo Electric Industries, Ltd.

A Sumitomo Electric Industries, Ltd. é fabricante de metais não ferrosos que desenvolve e produz diversos produtos nos campos automotivo, de comunicação da informação, eletrônicos, materiais industriais e energia ambiental. Atua também em 30 países ou mais. O número de funcionários excede 200 mil. As vendas líquidas do grupo neste ano fiscal (encerrado em março de 2013) atingiram o valor de 21,6 bilhões de dólares.

Kennametal Inc. (800.446.7738, Latrobe, Pensilvânia)

KM4X

Com a obtenção simultânea de uma alta força de prensagem e de um nível de interferência otimizado, a KM4X da Kennametal ™funciona como uma peça de conexão resistente, com rigidez muito alta e resistência à carga de flexão, o que melhora o desempenho da liga de alta resistência e a usinagem de outros materiais de trabalho.