A Sumitomo Electric amplia a linha de Ferramentas NPD para usinagem de metal duro

A linha de fresas tipo "ballnose" Mold Finish Master SUMIDIA Binderless da Sumitomo Electric Industries, com nano grãos de diamante policristalinos (NPD), foi ampliada com novos modelos e tamanhos. Insertos intercambiáveis (37 modelos) também tiveram seu lançamento em outubro de 2015.

Mold Finish Master SUMIDIA binderless ballnose endmills NPDB

A Sumitomo Electric foi a primeira a desenvolver uma ferramenta de corte, uma fresa de ponta esférica, com material NPD, formada por nano-grãos de diamante sem o uso de aglutinante. Em Outubro de 2014, a empresa lançou três modelos da série NPDB de ferramentas de corte: com raios de R0,3; R0,5 e R1,0 respectivamente. Em Outubro de 2015, a linha foi ampliada com mais dois novos modelos, com raios de R0,1 e R0,2. A nova série NPDBS de ferramentas de corte para acabamento, composta por cinco modelos, com raios que variam de R0,1 a R1,0, foi lançada no mesmo período. Mas, outro produto foi lançado nesta ocasião, o inserto intercambiável (37 modelos).

Características

Os NPDs são gerados a partir do carbono grafítico sob pressão e temperatura extremamente altas usando alta tecnologia na fabricação. Os nano-grãos de diamante são solidamente unidos sem o uso de aglutinantes. Como resultado, são mais fortes do que diamantes monocristais e também não apresentam a característica de clivagem que é o ponto fraco do diamante monocristal. Isto significa que o NPD é mais resistente a desgastes que os diamantes policristalinos convencionais (PCD). Quando usado em fresas e insertos intercambiáveis para usinagem de metal duro e outros materiais duros e quebradiços, o NPD oferece uma excelente qualidade e alta precisão da superfície usinada. Além disso, também permite que a alta qualidade e precisão sejam mantidas constantemente por muito mais tempo.

Seleção

Fresas de ponta esférica da série NPDB (acabamento de precisão): 5 modelos (incluindo dois novos modelos recém-lançados)
Fresas de ponta esférica da série NPDBS (acabamento standard): 5 modelos (todos os recém-lançados)
Insertos intercambiáveis com 37 modelos (recém-lançados)