• Sumitomo Electric expande em grande escala seus negócios de ferramentas de corte na indústria aeronáutica

Em dezembro de 2019, a Sumitomo Electric Carbide, Inc. (sede: Illinois, EUA; Presidente: Kazuyoshi Kimura), uma empresa do grupo Sumitomo Electric Industries, Ltd. ("a Empresa") ingressou no Oregon Manufacturing Innovation Center Research and Development (OMIC R&D), um consórcio cooperativo entre indústria, academia e governo para aeronaves. O OMIC R&D é o terceiro consórcio relacionado a aeronaves ao qual a Sumitomo Electric Group ingressou após os consórcios no Reino Unido (2017) e na Alemanha (2018). Com a participação desses consórcios de pesquisa e desenvolvimento de aeronaves situados na Europa e na América do Norte, a Empresa acelerará o desenvolvimento de ferramentas de corte adequadas para uso na indústria aeronáutica.

O OMIC R&D é um consórcio de aeronaves criado em junho de 2017 sob a iniciativa da Boeing Company, seis empresas privadas em Oregon, três universidades em Oregon (Instituto de Tecnologia de Oregon, Universidade Estadual de Oregon e Universidade Estadual de Portland) e o governo estadual de Oregon. Seu objetivo é promover a colaboração entre indústrias, academia e governo, fortalecendo a competitividade na metalurgia e desenvolvendo recursos humanos que desempenharão papéis cruciais no campo da manufatura de próxima geração. Por meio de pesquisa conjunta e compartilhamento de informações com a OMIC R&D, a Empresa utilizará efetivamente sua tecnologia original de metalurgia de pó e tecnologia de pressão ultra-alta para desenvolver novas ferramentas de corte de próxima geração necessárias na indústria aeronáutica.

No passado, a Empresa ingressou no Advanced Manufacturing Research Centre (AMRC) no Reino Unido, em 2017, e no International Center for Turbomachinery Manufacturing em Aachen (ICTM), na Alemanha, em 2018, ambos consórcios de aeronaves. Vendo a sua entrada na OMIC R&D como uma oportunidade, a Empresa alcançará os níveis mais altos e mais recentes das necessidades dos mercados europeu e norte-americano de peças estruturais de motores e de estruturas de ar de aeronaves, para acelerar o desenvolvimento de ferramentas de corte de alta eficiência e longa vida útil que atendam a essas necessidades, e introduzir essas novas ferramentas no mercado em grande escala.

No centro à direita: Sr. Craig Campbell, OMIC
No centro à esquerda: Kazuyoshi Kimura, presidente da Sumitomo Electric Carbide, Inc.

Além de ser admitida na OMIC R&D, a Empresa implementará várias outras estratégias para expandir em grande escala seus negócios de ferramentas de corte na indústria aeronáutica, como suporte técnico do Centro Europeu de Design e Engenharia e do Centro de Engenharia Ferramental da América, respostas rápidas às demandas de produtos para fins especiais não padronizados de suas bases de produção locais e a conversão de ideias em produtos no Japão.

Esquerda: insertos revestidos para usinagem de materiais difíceis de usinar. Direita: Fresa de uso geral e alta precisão para fresamento de canto Série SEC-WaveMill WEZ

Produtos para os quais a Empresa pretende expandir as vendas no setor de aeronaves
Esquerda: insertos revestidos para usinagem de materiais difíceis de usinar

Materiais para as aeronaves são conhecidos pela difícil usinagem. Para aumentar ainda mais a participação de seus produtos no mercado em expansão de fabricação de aeronaves, a Empresa utilizará com eficiência suas tecnologias exclusivas de metalurgia de pó e de pressão ultra-alta cultivadas através de seus negócios anteriores de ferramentas de corte e também participará ativamente dos consórcios de aeronaves acima e em outros projetos de pesquisa e desenvolvimento de aeronaves.