• Sumitomo Electric lança novas ferramentas de corte com diamante nanopolicristalino "Sumidia Binderless"

Em fevereiro de 2012, a Sumitomo Electric Industries, Ltd. lançará ferramentas de corte de microusinagem com ponta de diamante nanopolicristalino “Sumidia Binderless.”. A produção desse material de diamante envolve a ligação firme e direta de grãos finos de várias dezenas de nanômetros. A A.L.M.T. Corporation, uma empresa do grupo Sumitomo Electric, também lançará ferramentas de corte para usinagem de precisão ultra-alta, em que a aresta de corte incorpora o mesmo material.

SUMIDIA Binderless

O diamante é usado como material na aresta de corte das ferramentas de corte e ferramentas resistentes ao desgaste. Além do diamante natural, são utilizados também um diamante sinterizado, sintetizado pela sinterização de grãos finos de diamante e um aglutinante de metal, e um diamante sintético de cristal único, obtido em condições de temperatura alta e pressão ultra-alta, semelhante aos do manto da Terra.

Diamantes naturais e sintéticos de cristal único são normalmente considerados o material mais duro da Terra. São excelentes como material industrial, mas têm a desvantagem de serem fáceis de dividir (rachar) ou desgastar em um sentido específico, devido à natureza de sua estrutura cristalina. Por outro lado, o diamante sinterizado possui uma estrutura policristalina e não racha, mas é inferior em termos de dureza, em comparação com os diamantes de cristal único, por conter partículas de aglutinante metálico. O diamante nanopolicristalino Sumidia Binderless, desenvolvido pela Sumitomo Electric, possui um corpo nanopolicristalino monofásico sintetizado pela ligação forte e direta de grãos finos de diamante com várias dezenas de nanômetros. Trata-se de um diamante sintético totalmente inovador, produzido por uma técnica especial em condições de temperatura e pressão superiores às usadas para produzir o diamante sintético convencional de cristal único. Sem nenhum material aglutinante, este diamante policristalino monofásico é mais duro que os diamantes de cristal único e põe fim à desvantagem da possiblidade de rachadura. Ele pode ser chamado de o diamante definitivo, por superar os diamantes comuns.

Para ampliar a aplicação deste diamante inovador em ferramentas de corte, a Sumitomo Electric desenvolveu fresas de topo esféricas e pontas de torneamento com Sumidia Binderless, para metal duro e outros materiais quebradiços duros, enquanto a A.L.M.T. Corp. desenvolveu ferramentas de corte para usinagem de precisão ultra-alta de materiais quebradiços duros, como na criação de moldes usados para produzir componentes ópticos.

As ferramentas recém-desenvolvidas foram apresentadas no estande da Sumitomo Electric' na Micro Fabrication/Fine Process Technology Expo, realizada no Tokyo Big Sight, de quarta-feira, 18 de janeiro, a sexta-feira, 20 de janeiro de 2012.

Descrição das ferramentas de corte Sumidia Binderless

Tamanhos disponíveis/
Especificações
1. Fresa de topo esférica de um canal, com raio da ponta de 0,3 ~ 1 mm (Sumitomo Electric)
2. Ponta de torneamento (profundidade de corte: 10 μm até algumas dezenas de μm) (Sumitomo Electric)
3. Ponta de corte de precisão ultra-alta (profundidade de corte: 1 μm ~ 10 μm) (A.L.M.T. Corp.)
Potencial de vendas
(Total do grupo)
1. ¥200 milhões por ano até março de 2012
2. ¥1,2 bilhão por ano até março de 2015
Preço Cotação realizada em cada pedido

*Sumidia é uma marca comercial, registrada ou não, da Sumitomo Electric Industries, Ltd.